quinta-feira, 1 de maio de 2014

Atividade sobre a Grécia Antiga alunos do 1ºano do ensino Médio


               1- Leia este texto para responder às questões.
A cidade grega
“[...] Para eles [os gregos antigos], a pátria era a sua cidade, e não a Grécia.[...]. Cada cidade tinha suas leis, seu sistema de governo, seus deuses e era independente de outras cidades gregas, da mesma forma que, hoje em dia, um país livre é independente de outro. [...] Cidadão não era qualquer um que nascesse ou morasse na cidade, mas apenas os descendentes daquela primeiras famílias que fundaram o lugar. Somente eles podiam participar das assembleias, votar e defender a cidades nas guerras.”
Fastino, Evandro. A mentalidade da Grécia antiga: uma leitura de Épido rei, Sófocles. 
a- O que significa a cidade para os antigos gregos?
b- A cidade tem o mesmo significado para a sociedade atual? Por quê?
c- Quem era o cidadão para os antigos gregos?
d- Que indivíduos, pelo critério de local de nascimento, não poderiam ser cidadãos?
e- O que significa ser cidadão no mundo de hoje? Debata essa questão com os colegas.


2- Leia o texto e responda
      Sócrates e a Filosofia
    A filosofia nasceu na Grécia e significa “amor à sabedoria”. Os estudos filosóficos nasceram do desejo de conhecer a natureza e o homem, das perguntas e dúvidas que sempre incomodaram o ser humano: Por que existe a vida e a morte? Como surgiu o universo? O que é certo e o que é errado? O que é justo e o que é injusto? Os filósofos procuravam responder a essas e a outras perguntas com argumentos racionais e não por meio dos mitos e de explicações sobrenaturais.
    Um dos mais destacados filósofos gregos foi o ateniense Sócrates, que viveu no século V a.c. Sócrates passava horas em praça pública discutindo suas ideias com as pessoas. Ele defendia que o ser humano só conheceria a verdade de todas as coisas se admitisse que nada sabia. Aceitar a ignorância, questionar aquilo que imaginamos saber, discutir as várias explicações dadas para uma situação, mesmo que algumas perguntas ficassem sem respostas.
Acusado de corromper a juventude e negar os deuses da cidade, Sócrates foi condenado a morrer ingerindo cicuta, um poderoso veneno. Ele não nos deixou registros escritos. As ideias e a morte de Sócrates foram relatadas por seu discípulo Platão em suas obras Apologia de Sócrates e Fédon.

    A morte de Sócrates, óleo sobre a tela de Jacques Louis David, de 1787. 
1- Por que a cidade de Atenas, e não a de Esparta, foi o berço da filosofia.
2- Copie no caderno a frase que melhor resume as ideias de Sócrates e justifique a sua escolha.
a-      “Só vou procurar saber aquilo que ainda não conheço”
b-      “Tudo que eu sei me ajuda a aprender aquilo que não conheço”
c-      “Só sei que nada sei”

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