sábado, 7 de junho de 2014

Atividade 9º ano SESI - Partilha da África
















A partilha da África, ou dito de outra maneira, a divisão da África pelos europeus transformou a economia, a política, a religião, os costumes, a língua (...) no  continente. Causou conflitos  entre os africanos e foi um dos principais motivos da Primeira Guerra Mundial.



Neocolonialismo


Na segunda metade do século XIX, países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial. Todos estes países exerceram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, levando suas áreas de influência para outros continentes. 

Com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e também de conseguirem um custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos. Não muito diferente do colonialismo dos séculos XV e XVI, que utilizou como desculpa a divulgação do cristianismo; o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo.


Causas do Neocolonialismo

As principais causas do Neocolonialismo, foram a necessidade de obter matéria-­prima barata, novos mercados (para consumo e para investir o excedente de capital),  mão-­de-­obra barata e para enviar o excedente  populacional das metrópoles.

Justificativas 


As justificativas do Neocolonialismo, foram a ação missionária para tirar os povos não ­cristãos da barbárie, a missão  civilizadora do homem branco de levar o progresso aos povos atrasados e a  superioridade racial branca, sustentada no darwinismo. 


Consequências

O impacto do imperialismo foi negativo para os povos colonizados. Mudaram seus costumes, sua cultura e sua economia, assim como sua língua e sua religião. A criação de fronteiras artificiais privou-os de sua identidade. Foi-lhes negado o desenvolvimento autônomo, o que resultou no subdesenvolvimento atual, já que só podiam se desenvolver de acordo com as necessidades dos dominadores.







Vídeo sobre a África


ATIVIDADE

Agora responda as questões:
1) O que motivou a divisão do território africano?
2) O que foi a "Conferência de Berlim"? Quais países foram privilegiados? Justifique?


Nenhum comentário:

Postar um comentário