sábado, 20 de setembro de 2014

ATIVIDADE 1 º ANO - METODISTA - RENASCIMENTO

Escolher três obras, apresentada abaixo e contextualize, introduzindo algumas questões a respeito do Renascimento, período em que a pintura foi produzida. As obras estão sem legenda de propósito, pois cabe aos alunos identifica-las, pois vão perceber que existe obras de outros período históricos.
O QUE TENHO QUE FAZER NESSA ATIVIDADE:
- Contextualizar, três obras ligando com o Renascimento
- Colocar legenda em TODAS AS OBRAS APRESENTADAS NO POST
- Identificar de quais períodos históricos foram produzidos essas obras - TODAS DO POST
OBS: VOCÊ TEM CONTEXTUALIZAR SOMENTE TRÊS OBRAS. JÁ COLOCAR A LEGENDA E IDENTIFICAR A OBRA,  VALE PARA TODAS AS OBRAS.













8 comentários:

  1. 1° abaporu – tarcila Amaral
    2° Operários: Autor: Tarsila do Amaral
    3° Un vasallo arrodillado realiza la inmixtio manum durante el homenaje a su señor, sentado. Un escribiente toma nota. Todos están sonrientes.
    4° representa a peste negra no período feudal
    5° Burguesia: Retrato do casamento de Jan van Eyck, pintor de Bruges. Esta imagem retrata o comerciante Giovani Arnolfini, no dia do seu casamento.
    6° frontal de san quirico
    7° Renascimento Urbano e Comercial
    8° Monalisa - Leonardo da Vinci : Contextualização: Mona Lisa de Leonardo da Vinci: uma das obras de arte mais conhecidas do Renascimento
    9° Nascimento de Vênus (1483) de Sandro Botticelli.
    10° A Escola de Atenas : Contextualização: A Escola de Atenas (Scuola di Atene no original) é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Rafael e representa a Academia de Atenas. Foi pintada entre 1509 e 1510 na Stanza della Segnatura sob encomenda do Vaticano. A pintura tem sido vista como “Raphael de obra e a personificação perfeita do espírito clássico da Alta Renascença”.
    11° estatua do Renascimento
    12° A Criação de Adão, de Michelangelo, é uma das famosas criações da arte renascentista: Contextualização: A Criação de Adão é um afresco de 280 cm x 570 cm, pintado por Michelangelo por volta de 1511, que figura no teto da Capela Sistina. A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.

    Alunas: Maria Eduarda n°12; Maria Gabriela n°13 e Mayra n°14

    ResponderExcluir
  2. IMAGEM 1 - Abaporu de Tarsila do Amaral
    IMAGEM 2 - Trabalhadores de Tarsila do Amaral
    IMAGEM 3 - Servos no sistema feudal
    IMAGEM 4 - Peste negra no sistema feudal
    IMAGEM 5 - Frontal de San Quirico e Santa Julita
    IMAGEM 6 - Brincadeiras de crianças - Brueghel, Pieter
    IMAGEM 7 - Monalisa, Leonardo da Vinci
    IMAGEM 8 - Renascimento de Vênus, Botticelli
    IMAGEM 9 - A Escola de Atenas de Rafael Sanzio
    IMAGEM 10 - Pietà, Michelangelo Buonarroti
    IMAGEM 11 - Michelangelo

    IMAGEM 8 - Acredita-se que a nudez da deusa não representa a paixão carnal, mas sim a paixão espiritual. De certa maneira, aponta para a temática mitológica, levando-se em e consideração a influência das esculturas gregas na composição da Vênus. Por outro lado, a obra apresenta símbolos cristãos como a concha e a água (batismo de Jesus Cristo), além dos anjos, que seriam Zéfiro e Clóris. Acredita-se que os erros da obra (pescoço da deusa é mais longo e seu ombro esquerdo tem uma representação anatômica incorreta) sejam uma espécie de licença artística de Botticelli, sendo que alguns críticos de arte indiquem estes detalhes como influência do Maneirismo, que era uma vertente revisionista dos valores clássicos e naturalistas do Humanismo renascentista.

    IMAGEM 9 - O Renascimento valoriza o racionalismo, o espírito crítico e a natureza. O afresco do romano Rafael Sanzio retoma o passado greco-romano clássico para simbolizar a busca da verdade e da sabedoria. A obra foi encomendada pelo Papa Julio 2º e representa um encontro imaginário de filósofos clássicos como Platão, Aristóteles, Sócrates, Euclides, Heráclito e Ptolomeu. Uma das características da escola de pintura romana desse período é tentar equilibrar linha e cor, razão e sentimento

    IMAGEM 10 - A representação da Virgem Maria com Jesus ao colo era um tema muito comum no Renascimento. Uma das obras mais marcantes é a “Pietà”, de Michelangelo, que traz uma mãe jovem demais para um filho morto. Feita em mármore, a escultura é uma das mais dramáticas e expressivas da iconografia cristã e traduz o perfeito domínio de anatomia humana que Michelangelo tinha. Michelangelo viveu ao longo da última fase do Renascimento, os anos 1500, e na transição para o Maneirismo

    ResponderExcluir
  3. O Nascimento de Vênus - No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha, sendo empurrada para a margem por Zéfiro, o Vento Oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores.

    Monalisa - .A "Monalisa" ou" La Gioconda" foi executada por volta de 1503 e 1507 . é a obra -prima do Renascimento Italiano devido principalmente as suas qualidades técnicas e raridade.é nessa obra que o Leonardo da Vinci melhor concebeu a técnica do sfumato.

    A Criação De Adão - A composição é obviamente artística e não literal, já que Adão é capaz de alcançar Deus mesmo antes de ter ganho vida. Pela mesma razão, Eva é vista representada antes de sua própria criação. Esse motivo levou algumas pessoas a acreditar que a figura feminina fosse a primeira esposa mística de Adão, Lilith; Entretanto, essa interpretação não faz o menor sentido por Lilith também ter sido criada depois de Adão.

    Numeros: 04, 05,10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagem 1 - Obra: Abaporu - Feita Por Tarsila do Amaral
      Imagem 2 - Obra: Trabalhadores - Feita Por Tarsila do Amaral
      Imagem 3 - Representa os servos no sistema Feudal
      Imagem 4 - Representa Peste Negra no feudalismo
      Imagem 5 - Obra: San Quirico e Santa Julita
      Imagem 6 - Obra: Brincadeiras de Criança - Brueghel Pieter
      Imagem 7 - Obra: Monalisa - De Leonardo Da Vinci( Uma Pintor renascentista)
      Imagem 8 - Obra: Nascimento de Vênus - Feita por Sandro Botticelli
      Imagem 9 - A Escola de Atenas - Feita por Rafael Sanzio
      Imagem 10 - Pietà - Feita por: Michelangelo Buonarroti
      Imagem 11 - A Criação de Adão - Feita por: Michelangelo Buonarroti

      Excluir
  4. 1° obra: Abaporu de Tarsila do Amaral ( Não é do renascimento)

    2° obra: Operários de Tarsila do Amaral ( Não é do renascimento)

    3° obra: Imagem do Feudalismo, representa os servos

    4° obra: Imagem do Feudalismo, representa a Peste Negra

    5° obra: Imagem do Feudalismo, representação do casamento

    6° obra: Imagem Romana, Frontal de Santa Julita y San Quirico.

    7° obra: Imagem do inicio do Renascimento, Children´s Game, Pieter Brueghel

    8° obra: Imagem do Renascimento ,Mona Lisa de Leonardo Da Vinci.

    9° obra: Imagem do Renascimento, Nascimento de Vênus

    10° obra:Imagem do Renascimento, Escola de Atenas

    11° obra: Imagem do Renascimento, representação Maria com Jesus morto

    11° obra: Imagem do Renascimento A Criação de Adão

    Legenda:

    Mona Lisa: é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris e é uma das suas maiores atrações.

    A Criação de Adão: pintado por Michelangelo Buonarotti por volta de 1511, que figura no teto da Capela Sistina. A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.

    A Escola de Atenas: é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Rafael e representa a Academia de Atenas.

    Números: 02, 03, 16

    ResponderExcluir
  5. Mona Lisa

    A pintura "Mona Lisa", realizada pelo pintor renascentista Leonardo da Vinci, representa uma enigmática figura feminina sobre uma paisagem que tem sido interpretada como o retrato de uma dama, provavelmente florentina. Apesar das reduzidas dimensões que apresenta (setenta e sete por cinquenta e três centímetros), adquiriu um significado mítico que ultrapassa em muito a sua real importância para a história da arte, eclipsando outras obras de maior interesse do seu próprio autor. Este fascínio advém em grande parte da ambígua e idealizada expressão da personagem, transmitida pelo seu misterioso sorriso.Imersa numa enigmática e complexa teia de interpretações pouco consensuais, esta pintura tem vindo a iludir todas as tentativas de atribuição cronológica e de identificação da figura representada.

    A Criação de Adão

    A composição é obviamente artística e não literal, já que Adão é capaz de alcançar Deus mesmo antes de ter ganho vida. Pela mesma razão, Eva é vista representada antes de sua própria criação. Esse motivo levou algumas pessoas a acreditar que a figura feminina fosse a primeira esposa mística de Adão, Lilith; Entretanto, essa interpretação não faz o menor sentido por Lilith também ter sido criada depois de Adão.
    As posições de Deus e Adão, a pintura do braço direito de Deus e esquerdo de Adão são quase idênticas e representam o fato de que, como diz o Gênesis 1:27, "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança".

    A escola de Atenas

    A Escola de Atenas (Scuola di Atene no original) é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Rafael e representa a Academia de Atenas. Foi pintada entre 1509 e 1510 na Stanza della Segnatura sob encomenda do Vaticano. A pintura tem sido vista como "Raphael de obra e a personificação perfeita do espírito clássico da Alta Renascença."
    A importância da obra também está em demonstrar como a filosofia e a vida intelectual da Grécia Antiga foram vistas ao final do Renascimento.


    Numeros: 02,03,15

    ResponderExcluir
  6. Quadros que há relações com o Renascimento:

    Monalisa - Foi feita por volta de 1503 a 1507, por Leonardo da Vinci. É a obra - prima do Renascimento Italiano, devido principalmente as suas qualidades técnicas e raridade. É nessa obra que Leonardo melhor concebeu a técnica do sfumato.

    O Renascimento de Vênus - Foi feita por volta de 1485, por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici. A obra há algumas relações com o Renascimento, como a busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas.

    A Escola de Atenas - Foi feita por volta de 1509 a 1510, Rafael de Sanzio. A obra há algumas relações com o Renascimento, como o conjunto de princípios que valorizavam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc).

    Nomes e autores dos quadros:

    Imagem 1: Abaporu, Tarsila do Amaral.
    Imagem 2: Operários, de Tarsila do Amaral.
    Imagem 3: Servos no sistema feudal
    Imagem 4: Peste Negra.
    Imagem 5: Burguesia, de Jan van Eyck.
    Imagem 6: Frontal de San Quirico e Santa Julita.
    Imagem 7: Renascimento Urbano e Comercial.
    Imagem 8: Monalisa, de Leonardo da Vinci.
    Imagem 9: Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli.
    Imagem 10: A Escola de Atenas, Rafael de Sanzio.
    Imagem 11: Estatua do Renascimento.
    Imagem 12: A Criação de Adão, de Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni.


    Nomes: João, Lucas, Danilo e Matheus. Números: 06, 11, 19 e 20.

    ResponderExcluir