1)
Quais seriam as possíveis justificativas para os EUA ser a nação mais poderosa
do mundo?
2)
Quando se iniciou o processo de colonização da América inglesa?
3)
Quem eram os “pais peregrinos”, e por que eles estavam vindo para a América?
4)
O que foi a política do self-government?
5)
Apresente todas as características das colônias de povoamento e de exploração.
6)
Qual vai ser o principal fator dos movimentos de resistência dos colonos
ingleses da América?
7)
No que consistiam as varias leis impostas pela Inglaterra aos colonos
americanos. Explique a Lei do Açúcar, Lei do Selo, Lei do Aquartelamento e a
Lei do Chá.
8)
Quais eram as práticas defendidas pelos Iluministas e que vão se espalhar pela
América, incentivando a independência?
9) Qual era proposta das leis editadas em 1767 pelo 1º ministro Charles Townshend?
10)
Explique por que aconteceu na Boston Tea Party.
11)
Qual foi a principal decisão do segundo congresso da Filadélfia?
12)
Quanto tempo vai se passar entre a decisão de independência e o reconhecimento
de independência pela Inglaterra?
13)
Qual vai ser a participação da França neste processo de independência das colônias
inglesas na América?
14)
Explique o federalismo republicano sistematizado pela Carta Constitucional dos
EEUU.
15)
Qual é o principal principio defendido pela Constituição dos EUA.
16)
Explique a Marcha para o Oeste, e quais foram os fatores que explicam este
expansionismo?
17)
Explique a Doutrina do Destino Manifesto.
18) Quais foram os quatro mecanismos para a incorporação das terras dos EUA?
Respostas:
1- Eles têm várias
multinacionais o clima é bom pra agronomia, e é um país rico. É um pais
desenvolvido com IDH, PIB e expectativa de vida alta. Possui índice de
industrialização extremamente elevado. Depois da conquista, foram descobertas
varias jazidas de ouro, o que acabou engordando os cofres norte-americanos,
tornando o país uma das maiores economias mundiais. A política econômica bem
sucedida implantada nos Estados Unidos, que seria a república federativa:
dotada do poder central forte que atribuía relativa dose de autonomia aos
estados membros. O sistema presidencialista e a divisão dos três poderes
(executivo, legislativo e judiciário).
2- O início da colonização da América do norte
pelos ingleses deu-se a partir da concessão real a duas empresas privadas: A
Companhia de Londres, que passou a monopolizar a colonização das regiões mais
ao norte, e a Companhia de Plymonth, que recebeu o monopólio dos territórios
mais ao sul. Dessa maneira dizemos que a colonização foi realizada a partir da
atuação da "iniciativa privada". Porém subordinadas as leis do
Estado.
3- Os “pais peregrinos”
foi um grupo de puritanos que deixaram a Inglaterra em 1620. A bordo do navio
Mayflower, onde escreveram o “Mayflower Compact”, um pacto entre os imigrantes
se comprometendo a estabelecer leis igualitárias e justas quando chegassem no
Novo Mundo.
4- Foi a de
estimular a autonomia dos colonos, desde os primeiros tempos acostumados a uma
vida livre.
5- Colonização de
povoamento: mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas
propriedades e produção para o consumo do mercado interno.
Colonização de
exploração: eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto
Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a
exportação para a metrópole e monocultura.
6- A
criação/aumento de uma série de impostos em todo o Império Britânico.
7- Lei do Açúcar -
1764: Elevando os preços do produto para os colonos.
Lei do Selo -
1765: Todas as publicações (jornais impressos em geral) são selados e, por
isso, têm os seus preços elevados.
Lei do
Aquartelamento: todo o colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia,
alimento e transporte para os soldados ingleses.
Lei do Chá – 1773:
concedia o monopólio do comércio do chá à Companhia de Comércio das Índias
Orientais.
8- A defesa da liberdade
individual e o respeito aos direitos fundamentais do ser humano.
9- Lei Townshend -
1767: - Aumentar para os colonos os impostos sobre os vidros, chá, corantes,
papel, entre outros.
10- Houve a
eclosão em 1773 da Lei do Chá, que favorecia os comerciantes ingleses,
dando-lhes o monopólio do mercado desse produto nas treze colônias. A companhia
transportaria o chá diretamente das Índias para a América. Os comerciantes
norte-americanos tiveram grande prejuízo. A resposta americana teve lugar em
Boston, no episódio conhecido como Boston Tea Party, quando americanos
(comerciantes) vestidos como índios saquearam navios ingleses, jogando ao mar
sua carga de chá.
11- Os
representantes das 13 Colônias publicam em 4 de julho a Declaração da
Independência dos Estados Unidos, redigida por Thomas Jefferson.
12- Decisão de
declaração da independência das 13 colônias inglesas na América foi em 4 de
julho de 1776. Somente em 1783, entretanto, a Inglaterra reconheceu a
independência das 13 colônias da América do Norte. Ou seja, 7 anos.
13- A de ajudar,
enviando tropas para lutar e armas.
14- A 1ª
Constituição dos EUA adota a república federativa presidencialista como forma
de governo, houve a separação dos poderes em Executivo, Legislativo e
Judiciário, e o estabelecimento de direitos civis e políticos, como a liberdade
de expressão, de imprensa, de crença religiosa e de reunião, a inviolabilidade
do domicílio e da correspondência, e o direito a julgamento.
15- Garantir a
propriedade privada (interesse da burguesia), manter a escravidão, optar pelo
sistema de república federativa e defender os direitos e garantias individuais
do cidadão.
16- Foi a expansão
da colônia inglesa para a porção oeste da América do Norte. A Marcha para o
Oeste foi à incorporação de territórios interioranos pelos colonos pioneiros e
desbravadores, que faziam a fronteira mover-se sempre um passo além. Fatores
que motivaram e favoreceram esta expansão:
• A escassez de terras na faixa atlântica;
• A possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se proprietárias, o que também atraiu imigrantes europeus;
• A necessidade do Norte, em faze de industrialização, de conseguir matérias-primas e alimentos;
• A corrida do ouro;
• A conquista de áreas de pastagens para os rebanhos;
• A construção de ferrovias, que permitia a aplicação lucrativa de capitais e integrava os mercados, assegurando o comércio para a produção agrícola.
• A escassez de terras na faixa atlântica;
• A possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se proprietárias, o que também atraiu imigrantes europeus;
• A necessidade do Norte, em faze de industrialização, de conseguir matérias-primas e alimentos;
• A corrida do ouro;
• A conquista de áreas de pastagens para os rebanhos;
• A construção de ferrovias, que permitia a aplicação lucrativa de capitais e integrava os mercados, assegurando o comércio para a produção agrícola.
17- É o pensamento
que expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para
comandar o mundo, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento
da vontade Divina.
18- Mecanismos de Conquista
a) Compra de Territórios
Pelo Tratado de
Versalhes, 1783, firmado com a Inglaterra, o território dos Estados Unidos
abrangia da Costa do Atlântico até o Mississipi.
No século XIX, essa realidade se altera consideravelmente.
Em direção ao Oeste aparece o território da Louisiana, colônia francesa, que Napoleão Bonaparte - devido às guerras na Europa e Antilhas, Haiti - negociou com os norte-americanos por 15 milhões de dólares (1803).
A Flórida foi comprada dos espanhóis, em 1819, por cinco milhões de dólares. A Rússia vendeu o Alasca aos Estados Unidos por sete milhões de dólares.
No século XIX, essa realidade se altera consideravelmente.
Em direção ao Oeste aparece o território da Louisiana, colônia francesa, que Napoleão Bonaparte - devido às guerras na Europa e Antilhas, Haiti - negociou com os norte-americanos por 15 milhões de dólares (1803).
A Flórida foi comprada dos espanhóis, em 1819, por cinco milhões de dólares. A Rússia vendeu o Alasca aos Estados Unidos por sete milhões de dólares.
b) Diplomacia
A anexação de Óregon - Noroeste -, colônia inglesa, região que despertou pouco interesse até 1841, foi cedida aos americanos em 1846.
A anexação de Óregon - Noroeste -, colônia inglesa, região que despertou pouco interesse até 1841, foi cedida aos americanos em 1846.
c) Guerra
O Sudoeste americano pertencia ao México. A conquista desse território ocorreu através da guerra.
Em 1821, os colonos americanos passaram a colonizar esse território com autorização do governo mexicano, que exigiu-lhes a lealdade e a adoção da religião católica por parte dos pioneiros.
A dificuldade encontrada pelo México na consolidação do Estado Nacional refletiu-se em conflitos internos e no estabelecimento de ditaduras, como a de Lópes de Sant'Anna. Esses fatos impediram um efetivo controle sobre essa região, outrora concedida. Dessa maneira, o Texas estava fadado a compor os Estados Unidos, o que ocorreu em 1845, quando os colonos norte-americanos ali estabelecidos declararam a independência do território em relação ao México e a sua incorporação aos Estados Unidos.
A guerra estendeu-se até 1848, quando foi assinado o Tratado de Guadalupe-Hidalgo, que estabelecia o Rio Grande como linha fronteiriça entre o México e o Texas, além da cessão da Califórnia, Arizona, Novo México, Nevada, Utah e parte do Colorado aos Estados Unidos, por 15 milhões de dólares.
Em 1853, foi completada a anexação de territórios do México com a incorporação de Gadsden. Metade do território mexicano havia sido perdida para os Estados Unidos. Lázaro Cárdenas, presidente mexicano (1934-1940), em relação ao imperialismo norte-americano comentou: "Pobre México, tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos".
O Sudoeste americano pertencia ao México. A conquista desse território ocorreu através da guerra.
Em 1821, os colonos americanos passaram a colonizar esse território com autorização do governo mexicano, que exigiu-lhes a lealdade e a adoção da religião católica por parte dos pioneiros.
A dificuldade encontrada pelo México na consolidação do Estado Nacional refletiu-se em conflitos internos e no estabelecimento de ditaduras, como a de Lópes de Sant'Anna. Esses fatos impediram um efetivo controle sobre essa região, outrora concedida. Dessa maneira, o Texas estava fadado a compor os Estados Unidos, o que ocorreu em 1845, quando os colonos norte-americanos ali estabelecidos declararam a independência do território em relação ao México e a sua incorporação aos Estados Unidos.
A guerra estendeu-se até 1848, quando foi assinado o Tratado de Guadalupe-Hidalgo, que estabelecia o Rio Grande como linha fronteiriça entre o México e o Texas, além da cessão da Califórnia, Arizona, Novo México, Nevada, Utah e parte do Colorado aos Estados Unidos, por 15 milhões de dólares.
Em 1853, foi completada a anexação de territórios do México com a incorporação de Gadsden. Metade do território mexicano havia sido perdida para os Estados Unidos. Lázaro Cárdenas, presidente mexicano (1934-1940), em relação ao imperialismo norte-americano comentou: "Pobre México, tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos".
d) A guerra de extermínio contra
os indígenas
As maiores vítimas da marcha para o Oeste foram os indígenas. Estes encontravam-se em estágios de pouco desenvolvimento se comparados aos astecas, maias e incas, daí sua dificuldade para resistir ao domínio e força dos brancos europeus.
Os norte-americanos acreditavam que, além de serem os predestinados por Deus a ocuparem todo o território, deveriam cumprir a missão de civilizar outros povos. Nesse sentido, contribuíram decisivamente para o extermínio da cultura e da pessoa física do indígena.
As tribos do Sul, mais desenvolvidas, proporcionam uma resistência maior à ocupação do branco. No entanto, a única opção das tribos indígenas foi a ocupação de terras inférteis em direção ao Pacífico, até o seu extermínio.
De acordo com o "herói" americano, o general Armstrong Custer, considerado como o "grande matador de índios", "o único índio bom é um índio morto".
As maiores vítimas da marcha para o Oeste foram os indígenas. Estes encontravam-se em estágios de pouco desenvolvimento se comparados aos astecas, maias e incas, daí sua dificuldade para resistir ao domínio e força dos brancos europeus.
Os norte-americanos acreditavam que, além de serem os predestinados por Deus a ocuparem todo o território, deveriam cumprir a missão de civilizar outros povos. Nesse sentido, contribuíram decisivamente para o extermínio da cultura e da pessoa física do indígena.
As tribos do Sul, mais desenvolvidas, proporcionam uma resistência maior à ocupação do branco. No entanto, a única opção das tribos indígenas foi a ocupação de terras inférteis em direção ao Pacífico, até o seu extermínio.
De acordo com o "herói" americano, o general Armstrong Custer, considerado como o "grande matador de índios", "o único índio bom é um índio morto".
grassas ao blog consegui terminar a lição,para não ficar com um "0".
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