quinta-feira, 2 de outubro de 2014

ATIVIDADE PARA O 2º ANO DO COLÉGIO METODISTA - 02/10/2014

1- A abolição tem sido alvo de constantes debates entre os historiadores. Para alguns, como Emília Viotti da Costa, professora da Universidade de São Paulo (USP), “a abolição libertou os escravos do pesado fardo da escravidão e abandonou os negros à sua própria sorte”. Para outros, como a historiadora Hebe Maria Mattos, professora da Universidade Federal Fluminense, “a abolição foi um acontecimento ímpar. Pela primeira vez se reconheceu a igualdade civil de todos os brasileiros. [...]”.
           Qual delas, em sua opinião, tem um argumento mais convincente? Justifique.


2- Machado de Assis usa a ironia para mostrar que o 13 de Maio não significou liberdade de fato. Com base em seus estudos de História e reflexões sobre o assunto, respondam: (justifique sua resposta)
A abolição trouxe os benefícios esperados para os recém-libertos?

10 comentários:

  1. Nomes: Bruna V, Bruna N, Ingrid, Júlia e Pamela. Colégio Metodista em Itapeva

    1- Em nossa opinião Emília Viotti da Costa tem a razão, pois por mais que o direito negro tenha sido reconhecido perante a lei, ele não foi incluído nessa sociedade e foi realmente largado a própria sorte. A maioria não adquiriu com integridade esse direito, sendo posteriormente trabalhadores praticamente escravos.

    2- Não, mesmo com todas as injustiças cometidas contra os negros ao longo dos anos quem acabou recebendo benefícios, como os de indenização, foram os grandes detentores de escravos da época. E o negro até os dias de hoje sofre com os resquícios deixados por sua escravidão no passado.

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    1. Em relação a lei de cotas incluir um negro na universidade dessa maneira, oferecendo-lhe uma vantagem sobre os demais estudantes, é o mesmo que afirmar que ele é menos capaz que os outros universitários. Ao entrar em uma faculdade sem mérito próprio, o negro além de ser discriminado, é visto como alguém que tirou a vaga de uma pessoa mais capacitada. Além disso a lei de cotas, tanto para o negro quanto para o estudante oriundo de escola pública, é uma tentativa de saciar a falta de investimento estatal na educação.

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  2. 1) A Emília Viotti da Costa, pois com o fim da escravidão, os escravos conquistaram sua liberdade, mas não a igualdade civil, já que hoje os negros ainda sofrem muito com o racismo, o preconceito e grande parte se encontra com dificuldades econômicas e sociais.

    2) Não, pois os escravos foram libertos sem receber nenhum tipo de indenização, o que fez com que muitos se submetessem aos piores trabalhos, recebendo salários muito baixos, vivendo em moradias precárias.

    Nomes: Isabela Schandler, José Augusto, Larissa Stuart, Maíra Juliani, Beatriz Melo
    Nº 06, 07, 09, 12 e 25

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    1. Nós não concordamos com o sistema de cota para negros nas universidades, pois acreditamos que todos temos a mesma capacidade e que depende do esforço próprio de cada um.

      Nº 06, 07, 09, 12 e 25

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  3. 1- A Emilia Viotti da Costa tem o melhor argumento, pois com a abolição os negros foram libertos de seu trabalho escravo, porém a maioria deles após a libertação ficou em total miséria tano que vários voltaram para seus senhores.

    2- Não para a maioria, pois vários ficaram na miséria total. Mais houve uma exceção negros que conseguiram seu próprio trabalho para sobreviver .

    Nomes: Felipe, Ted, André, Leandro
    Números: 4, 19, 22, 23

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    1. Em questões das cotas, nós não concordamos pois os negros não são mais escravizados e tem direito a uma qualidade de ensino igual a de todos.
      Isso pode ser visto também como discriminação os negros ganham uma vantagem sobre os brancos, disponibilizada pelo governo.

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  4. 1-O mais convincente pro meu grupo foi o argumento de Emília, por que ela diz o que realmente aconteceu com os escravos em relação a escravidão . que foram abandonados a sorte mais estavam livres da escravidão, mais ainda sofriam preconceitos .
    2- Em certo ponto sim por que agora estavam libertos , mais por outra essa liberdade aumentou ainda mais o preconceito contra os negros
    Nomes:Emanuel,Luca, Hitoshi e Matheus Duran

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  5. Para nós as cotas só deveriam existir para pessoas de escola publica, já as cotas para negros não deveriam existir, porque isso quer dizer que eles são menos capazes e isso acaba se tornando preconceito.
    Nomes:Emanuel, Luca, Hitoshi e Matheus D.

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  6. 1) A Emília Viotti da Costa, pois com o fim da escravidão, os escravos conquistaram sua liberdade, mas não a igualdade civil, já que hoje os negros ainda sofrem muito com o racismo, o preconceito e grande parte se encontra com dificuldades econômicas e sociais.

    2) Não, pois os escravos foram libertos sem receber nenhum tipo de indenização, o que fez com que muitos se submetessem aos piores trabalhos, recebendo salários muito baixos, vivendo em moradias precárias.

    Nomes: Victor M, Pedro Lino, MAtheus CAvalheiro, Victor C

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  7. 1) Emília Viotti da Costa tem o melhor argumento, pois mesmo que o negro escravo sendo liberto, a sociedade atual exemplifica o que o negro é hoje como era antigamente: 'marginalizado' e excluído socialmente.

    2) Não, pois mesmo sendo libertos, os escravos eram e nos dias de hoje ainda são submetidos a condições ridículas na sociedade, como marginalização e salários baixos em relação ao trabalho realizado.

    Nome: Roberto Camargo - Nº18

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