terça-feira, 12 de julho de 2011

atividade desenvolvida pela aluna Thaísa Souza Pereira - 2ºB - sobre o filme: "Tempos Modernos" filme: Charlie Chaplim -

1) Qual é o tema central do filme?
Resposta: Revolução Industrial, expondo de forma clara e objetiva como tudo aconteceu, a grande evolução que ocorreu na sociedade, as mudanças ligadas ao desenvolvimento da tecnologia, a substituição do homem pela máquina, retrata também o que isso causou no ver da sociedade e as manifestações, greves que se propuseram à fazer.

2) Quais as ameaças impostas pela vida moderna as quais o personagem de Charlie Chaplin fica exposto?
Resposta: Ficou exposto a perder o valor como trabalhador por uma máquina, a sua desvalorização na Industria, pois com a ideia de uma forma nova e mais eficiente de trabalho, já não seria mais necessário efetuar seus serviços, porém ainda trabalhava, mas, o rendimento econômico próprio se perdia.

3) O homem ainda é dominador ou será que as máquinas estão em processo de igualdade?
Resposta: Com certeza as máquinas entraram em processo de igualdade, desde da revolução industrial até hoje em dia o trabalho do homem já não mais tão procurado como fora no início dos tempos.

4) Como é retratada a classe trabalhadora no filme?
Resposta: No início é retratada como a grande maioria, mas depois com o surgimento de novas formas de trabalho, muito mais acessíveis, essa grande maioria foi reduzida e passou a ser desvalorizada, justamente por não precisar mais de tanto trabalho artesanal e sim manual.

5) Qual o sistema de trabalho é caracterizado e criticado no filme?
Resposta: A divisão do trabalho após a substituição quase total do homem por uma máquina, mais ágil e moderna, sendo assim a mudança do artesanato para o mecanizado.

6) Na sua concepção os personagens caminham para onde? Para onde vai levar a estrada que aparece no final do filme?
Resposta: Como no final Charlie incentiva a mocinha a não parar de lutar pelo seus direitos, acredito que à partir dali, seguem o rumo para uma nova cidade/estado/país ou um vilarejo qualquer, onde possam reconstruir sua vida de uma forma digna e renegar a ideia de substituição total do seu trabalho por uma máquina, expondo dessa maneira à todos, não somente aos donos das máquinas e indústrias, que o homem com seu trabalho individual e artístico também é capaz de dar lucro, porque afinal a base para essa evolução não foi assim.


14 comentários:

  1. me emocionei lendo isso kk' nem parece que fui que redigir..tão emocionante *-*

    ResponderExcluir
  2. Professora, não consegui localizar aquela atividade que eu tinha te passado, lembra? Além dessa havia mais duas, mais uma da Thaísa e uma feita por mim..

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado a sora tinha passado um trabáio exatamente igual a esse nsss vlw agr consertezxa vo tira meu primero 10 no ano kkk mzé

    ResponderExcluir
  4. A sra tbm passo um trabalho igual a esse kkk tem q intrega amanhã.

    ResponderExcluir
  5. metade do meu tbm e igual esse....

    ResponderExcluir
  6. qual o contexto social e economico relatado no filme?quais as permanencias

    ResponderExcluir
  7. qual o contexto social e economico relatado no filme?quais as permanencias

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Explique quais modelos produtivos aparecem no filme

    ResponderExcluir
  11. De que forma os trabalhadores são explorados??

    ResponderExcluir