domingo, 8 de junho de 2014

ATIVIDADE 6º ANO -SESI- RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO - NÃO ESQUEÇA DE COPIAR AS QUESTÕES

COPIE AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDA, SE TIVER DÚVIDAS PESQUISE NA INTERNET

1) Nome da escrita utilizada pelos egípcios para registrar textos sagrados.
2) Processo pelo qual o corpo do falecido era tratado com diversos compostos químicos, geralmente sal, sódio e resinas, sendo depois envolvido em faixas de linho.
3) Qual é o nome do rio mais importante do Egito? 

4) Característica dos egípcios que traduz a crença em vários deuses. 

5) Em que continente o Egito está localizado.
6) Qual é o nome do faraó que detem o título de "Faraó Menino".
 
7) Qual era a classe social que vinha logo abaixo do faraó.
8) Planta aquática do Rio Nilo. Dela se produz uma espécie de papel.
9) Que historiador imortalizou a frase: O Egito é uma dádiva do Rio Nilo. 

10) Qual foi o primeiro faraó do Egito Antigo?
11) É considerado o principal deus egípcio, sendo denominado o Deus Sol.

sábado, 7 de junho de 2014

Atividade 9º ano SESI - Partilha da África
















A partilha da África, ou dito de outra maneira, a divisão da África pelos europeus transformou a economia, a política, a religião, os costumes, a língua (...) no  continente. Causou conflitos  entre os africanos e foi um dos principais motivos da Primeira Guerra Mundial.



Neocolonialismo


Na segunda metade do século XIX, países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial. Todos estes países exerceram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, levando suas áreas de influência para outros continentes. 

Com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e também de conseguirem um custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos. Não muito diferente do colonialismo dos séculos XV e XVI, que utilizou como desculpa a divulgação do cristianismo; o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo.


Causas do Neocolonialismo

As principais causas do Neocolonialismo, foram a necessidade de obter matéria-­prima barata, novos mercados (para consumo e para investir o excedente de capital),  mão-­de-­obra barata e para enviar o excedente  populacional das metrópoles.

Justificativas 


As justificativas do Neocolonialismo, foram a ação missionária para tirar os povos não ­cristãos da barbárie, a missão  civilizadora do homem branco de levar o progresso aos povos atrasados e a  superioridade racial branca, sustentada no darwinismo. 


Consequências

O impacto do imperialismo foi negativo para os povos colonizados. Mudaram seus costumes, sua cultura e sua economia, assim como sua língua e sua religião. A criação de fronteiras artificiais privou-os de sua identidade. Foi-lhes negado o desenvolvimento autônomo, o que resultou no subdesenvolvimento atual, já que só podiam se desenvolver de acordo com as necessidades dos dominadores.







Vídeo sobre a África


ATIVIDADE

Agora responda as questões:
1) O que motivou a divisão do território africano?
2) O que foi a "Conferência de Berlim"? Quais países foram privilegiados? Justifique?


quarta-feira, 4 de junho de 2014

ATIVIDADE - 2º ANO - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - Charlie Chaplin - Tempos modernos (1936) - Legendado - Filme completo





ASSISTA O FILME TEMPOS MODERNOS - CHARLIE CHAPLIN - E RESPONDA O QUE SE PEDE:

NÃO ESQUEÇA DE COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDER EMBAIXO DE CADA QUESTÃO:



A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas".
Em sua Segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram bem essas questões.
1) Justifique o título do filme.
2) Por que Chaplin queria constantemente estar na prisão?
3) A Revolução Industrial trouxe muita riqueza. Concorde ou discorde e argumente com partes do filme.
4) Apesar do filme representar a realidade norte-americana do início do século XX, percebemos problemas sociais atuais. Quais são eles?
5) Como os movimentos reivindicatórios dos operários eram tratados pela polícia?
6) Por que Chaplin ficou "louco"?
7) Explique o que é trabalho em série.

O Apocalipse Nazista - De Adolf a Hitler - Redescobrindo a Segunda Guerr...