sábado, 30 de outubro de 2010

eleições 2010 VOTEM COM CONSCIÊNCIA...

Sinto-me na obrigação de usar esse espaço para fazer um apelo a todos que acessam ou vão acessar, o meu blog, principalmente aos meus alunos claro, esse momento de eleição foi que me vez parar e fazer esse blog, por conta disso me sinto na obrigação de falar sobre o importante dia de amanhã, venho por meios desta como eleitora,  cidadão brasileira e educadora, apelar para que todo o povo brasileiro vote amanha com consciência, pois o que vi durante todo esse tempo de, horário eleitoral, debates enfim tudo que presenciei foi promessas, repetidas promessas.
Promessas essas baseadas na parte esquecida desse país, a parte que sofre com um descaso imenso, que é a SAÚDE, A SEGURANÇA E A EDUCAÇÃO.
Escutei promessas de novos hospitais, para que? Quantidade não é qualidade, um hospital com tratamento digno, onde pessoas são tratadas como pessoas, seria mais útil que 10 hospitais com as mesmas falhas: a falta de médicos, a falta de infraestrutura, a falta de equipamentos, falta de medicamentos, resumindo, falta de tratamento digno que um ser humano deveria no mínimo receber, que hospitais são esses que não tem nada de pacientes sofrendo sem atendimento e sem qualidade? Eu mesma respondo essa pergunta, é a qualidade que temos nos hospitais.
E a educação, quando se vêem e se lêem jornais e noticias como eu, sabe-se que a violência mais uma vez fala mais alto, e escolas públicas estão causando medo, hoje em dia não se RESPEITAM MAIS PROFESSORES, esses trabalham com medo de levarem um tiro, de apanharem dentro de sala de aula por chamar atenção de algum aluno por bagunça, não se estuda, não se cobra estudos, não se vai a escola mais para estudar, quantas pessoas mais terão que morrer para ver a calamidade que encontramos até nas escolas, como mandar os filhos para uma escola, que antes era sinônimo de imprudência, se nem estudo digno nesse pais se pode ter, que deveria ser uma base para um futuro melhor, vamos ter o que?
Onde quero chegar com isso tudo, que mais uma vez os políticos fizeram os mesmos discursos, mas somos culpados também, pois muitos de nós fechamos os olhos antes e depois, pois se eu tenho como pagar escolas, hospitais, e segurança, vou me preocupar com o que? Pensa-se muito individualmente, não fazemos jus ao nosso voto, não cobramos as promessas feitas, não mostramos a esses políticos cadê o que foi dito antes de estarem ali, fora que quando são cobrados, também se tem sempre a mesma resposta “Não temos verbas, o governo anterior deixou o caixa limpo, até queríamos fazer, mas não dá...”. Será que não dá mesmo? Por que dinheiro para ser desviado sempre tem, não é verdade? Sempre vemos uma polêmica em torno de nossos governantes, é político comprando uma vaquinha de 500.000,00, e ainda agradecendo o desvio, é político colocando dinheiro na cueca, em meias, até agradecendo a Deus por aquele dinheiro sujo, vemos tudo isso é um pouco mais.
Cabe então, a nós votarmos com CONSCIÊNCIA, mesmo não se tendo opções, votar em nulo, ou branco, só estamos dando votos a quem está ganhando, para gente não importa não é mesmo? Importa para podermos cobrar dos que ganham, mas não adianta 10 ou 1000 cobrarem, vai dar na mesma, vejo muitos até hoje se cabano que derrubaram um presidente errado, mas não sabem que ele só caiu, porque roubou dos outros políticos, pois essa democracia que pensamos que nosso país tenha, não funciona na prática, porque eles mandam, e decidem o futuro do país, esquecem que nós os colocamos ali para nos representarem, mas fica tudo só na teoria.
Então diante de tudo isso, resolvi escrever faltando poucos minutos para irem as urnas e pedir que VOTEM COM CONSCIÊNCIA, pensem que, por 4 longos anos aquele que estará ali poderá, quem sabe, reacender nossas esperanças, e assim caminharmos para um futuro digno, ou ao menos quase digno.
Termino o meu apelo com uma pergunta sábia, pergunta de um poeta que morreu sem essa resposta, quem não conhece, clique no vídeo à abaixo e reflita, pense, apesar de ser uma MÚSICA, é baseada em uma realidade.


"Que país é esse" Renato Russo..




Trabalho sobre o escravo no Brasil 8º ano

Atualmente o conteúdo do 8º ano é sobre o 2º segundo reinado, dentro desse conteúdo abordamos o tema, “o fim da escravidão no Brasil”, em 1850,  Eusébio de Queiroz motivou a lei contra o tráfico negreiro, entre outras coisas, pelo medo de o grande número de negros, e assim, viesse a perturbar a ordem estabelecida. Queiroz chegou a propor a contratação de um exército de mercenários estrangeiros para manter submissos os escravos, pois os soldados brasileiros se recusavam a cumprir o tal oficio. Na verdade, boa parte dos escravos estavam se insubordinando.
O Brasil foi o último país do continente a abolir formalmente a escravidão, mas, a liberdade veio mesmo por motivos econômicos.
Entre estes, os historiadores apontam a necessidade da criação de um mercado consumidor para os produtos industrializados, provenientes da Inglaterra. Os portos brasileiros foram, então, abertos aos imigrantes europeus, tendo sido permitido aos escravos alforriados, ou libertos, que retornassem à África.
Dentro desse tema propuz que os alunos apresenta-se dois trabalhos para a sala
Primeiro trabalho:
Desenvolver um cartaz com dois momentos do negro no Brasil:
1º momento no período do Brasil Império
2º momento o negro na atualidade
E depois em dupla, ou se preferir, individual os alunos irão, realizar um vídeo falando sobre o negro, esse vídeo deixo livre para que os alunos possam apresentar toda sua criatividade para a sala e os convidados que  estarão presentes  no dia 22 de novembro de 2010.
Sem mais Profª Tânia Alves...

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Malditos Sejam os Vampiros Brasileiros


Por conta do momento único que esta passando nosso país, ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, começo postanto um vídeo da música UNIMULTIPLICIDADE que inicia com um texto de Elisa Lucinda SÓ DE SACANAGEM.
E Completo com o meu próprio desabafo que, com certeza esta entalado na garganta da maioria dos brasileiros, mas, como a maioria, não temos poder suficiente para exaltá-lo, e pior, os de nós que possuem não o usam como deveriam, pois o medo corrompe mais do que o dinheiro.
Vampiros é exatamente o que nossos políticos parecem, sugando o dinheiro dos cofres públicos como se fosse sangue no pescoço de virgens. O puro gosto de satisfação tirado de quem nunca soube o que é se satisfazer. Como animais que não se saciam e parecem viver o tempo todo com sede do sangue do povo brasileiro.
O que quero realmente dizer é que a ganância desses políticos é dificil de entender. Por que quanto mais se tem mais se quer ter. Será que nunca é o bastante para ele? Como podemos acabar com isso um dia? É, da para se estudar este assunto uma vida toda e ainda deixar muita coisa para ser estudada. Talvez a solução seja simples, Como fala nesse vídeo que postei à cima...